Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Credenciamento de Funcionários de Empresas de Prestação de Serviços Públicos.



Uma aplicação óbvia para o Ideky é a criação de Idekys para funcionários de empresas públicas, que necessitam visitar os consumidores para medição de serviços ou execução de manutenções. Este é o caso, por exemplo, dos serviços de telefonia, água, gás, tv por assinatura e energia elétrica.

Quantas vezes você já foi visitado por um destes profissionais e ficou desconfiado da legitimidade desta visita? Será que é um funcionário mesmo, ou um bandido disfarçado? – deve ter passado por seu pensamento muitas vezes.
Para exemplificar, acompanhe a história abaixo.
- Bom dia! – diz a pessoa que acabou te tocar a campainha da residência de Dona Maria.
- Bom dia! – Dona Maria responde, e continua – Em que posso lhe ajudar?
- Sou funcionário da Companhia de energia elétrica e preciso verificar a situação de sua fiação. A senhora permite que eu entre?
- Claro que sim. Mas antes me diga, por favor, seu Ideky.Id.
- Com certeza. Meu Ideky.id é br.roberto.meu e a senhora vai precisar digitar o token, que é 1212, para poder ver o documento.
- Ok! Um minuto por favor – ela responde.
Dona Maria pega seu tablet, abre o aplicativo e digita o ideky.id e, em seguida, o token.
Sem compreender o documento que foi apresentado na tela do aparelho, Dona Maria, agora já com visível receio, indaga mais uma vez o suposto funcionário,
- Desculpe, mas deve haver um engano. Este é apenas uma identidade pessoal sua. Não é uma identidade profissional.
- Ora, que distração a minha! Acho que lhe informei minha identidade pessoal por engano. Meu ID profissional é energia.func.roberto, e o token é o mesmo, 1212 – repete ele.
ideky, roberto
Dona Maria, não comenta nada. Apenas digita o novo Ideky.Id, depois o token, e aguarda a confirmação. Quase instantaneamente, surge na tela de seu tablet, a identidade funcional do Sr. Roberto, com sua foto, dados, logotipo da empresa e o cadeado, indicando a identidade protegida.
Dona Maria, agora satisfeita e sentindo-se mais segura, convida o funcionário para um cafezinho recém tirado, enquanto abre o portão de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário